Artigos

Forte Kyk-Over-Al e a Defesa Holandesa da Guiana

Forte Kyk-Over-Al e a Defesa Holandesa da Guiana


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

O holandês tem uma longa presença no Caribe e na América Latina e uma forma de holandês ainda é falada em algumas partes da região. A nação europeia deixou muitos vestígios arquitetônicos e arqueológicos na área, um dos quais são os vestígios do Forte Kyk-Over-Al, no país sul-americano da Guiana.

A História do Forte Kyk-Over-Al

Os espanhóis foram os primeiros europeus a visitar a área hoje conhecida como Guiana. No entanto, foram os holandeses que colonizaram a área pela primeira vez durante sua longa guerra com a Espanha. Eles estabeleceram uma colônia em Essequibo.

O Forte de Zeeland, ruínas holandesas na ilha de Essequibo (homocosmicos / Adobe Stock )

Os holandeses selecionaram a área devido à sua importância estratégica e estabeleceram o Forte Kyk-Over-Al no ponto de encontro de três grandes rios, o Essequibo, Cuyuni e Mazaruni. Isso permitiu que os europeus dominassem a região, bem como as rotas comerciais. Eles construíram o forte para proteger seus colonos de ataques de ameríndios, piratas e exércitos europeus rivais. O forte, inicialmente um posto avançado defensivo, tornou-se um importante centro comercial e administrativo.

As batalhas sem fim pelo Fort Kyk-Over-Al

Esta área foi um campo de batalha durante grande parte dos 17 º e 18 º século. Os exércitos e marinhas europeus lutaram pelo controle da região por causa de sua vasta riqueza econômica e recursos. Durante a Primeira Guerra Anglo Holandesa, o forte foi atacado por uma força britânica liderada pelo governador de Barbados. Ele invadiu os assentamentos holandeses e rapidamente ocupou o forte, mas suas comunicações foram esticadas e os holandeses logo recuperaram o forte.

  • A história, o mistério e a fantasia de Kaieteur Falls, Guiana
  • Veneno antigo da Amazônia desaparece e incomoda a polícia holandesa
  • Um pergaminho gasto pelo tempo revela os interesses do rei Henrique VII na colonização do novo mundo

Mapa mostrando onde os três rios se encontram (KMusser / CC BY-SA 3.0 )

Na década de 1670, eles haviam estabelecido plantações na área e negociavam com sucesso com as tribos indígenas locais. A região foi infestada de piratas por muitas décadas e os piratas franceses atacaram os assentamentos holandeses regularmente. Eles foram derrotados ou os colonos pagaram aos piratas o dinheiro da proteção. O Forte Kyk-Over-Al foi atacado por piratas franceses em 1708 e foi brevemente capturado, mas os holandeses conseguiram recuperá-lo mais uma vez. Houve outro ataque ao forte em 1712 e também foi repelido.

Em 1748, o posto avançado deixou de ser o centro administrativo da Guiana, uma vez que os holandeses desenvolveram uma série de plantações na área costeira. No final de 18 º século o local havia sido abandonado.

História posterior de Fort Kyk-Over-Al

Depois que o forte foi abandonado, muitos de seus materiais foram reutilizados na construção de plantações vizinhas. Em 1817, a Guiana foi transferida para o controle dos britânicos. No final de 19 º século o forte foi escavado e pesquisado, não para fins arqueológicos, mas como parte de uma disputa de fronteira entre a Venezuela e a Grã-Bretanha. Os britânicos encomendaram a pesquisa para provar que os holandeses estavam estabelecidos há muito tempo na área. Isso levou uma Comissão Internacional a declarar que esta área da Guiana era território britânico porque os holandeses haviam transferido legalmente sua soberania para Londres.

É relatado que, como parte da pesquisa, algumas pedras foram levadas de Fort Kyk-Over-Al para a Grã-Bretanha e depois devolvidas. O governo da Guiana transformou as ruínas do forte em um monumento nacional na década de 1980.

Os Vistas em Fort Kyk-Over-Al?

O nome do forte em holandês significa "visão geral" por causa das vistas que oferece dos rios locais e da paisagem. Um único arco de tijolos com um lance de escadas é tudo o que resta do Forte Kyk-Over-Al. Tem aproximadamente 30 pés de altura (10 m). As outras ruínas da área, incluindo fundações e restos de paredes, estão escondidas sob a densa vegetação.

Chegando ao Forte Kyk-Over-Al

O forte fica a aproximadamente 50 milhas ao sul da capital da Guiana. A acomodação está disponível na cidade mais próxima, Bartica. Os pacotes de passeios permitem que os turistas visitem o forte, juntamente com uma série de outros locais e aldeias ameríndias.

O cenário é incrível e o ambiente intocado. O governo da Guiana espera que todos os turistas observem as diretrizes que promovem a sustentabilidade.


Forte Kyk-Over-Al e a Defesa Holandesa da Guiana - História

A Guiana é o único país de língua inglesa na América do Sul, mas o inglês tem sido a língua oficial por menos da metade do tempo em que os europeus ocuparam o país. A língua holandesa foi o principal meio de comunicação por 232 anos, desde a época em que um grupo de holandeses subiu o rio Pomeroon e se estabeleceu lá, até 1812, quando o inglês substituiu o holandês como a língua usada no Tribunal da Política (Parlamento). Até hoje, centenas de aldeias mantiveram seus nomes holandeses originais, como Uitvlugt, Vergenoegen e Zeeburg. Alguns guianenses de hoje têm nomes como Westmaas, Amsterdam e Meertens. Nenhum cidadão ou visitante da Guiana pode escapar de lembranças visíveis e outras de nossos predecessores holandeses.

As ruínas de um forte de tijolos ainda podem ser vistas em uma pequena ilha onde os rios Essequibo, Mazaruni e Cuyuni se encontram. O forte original era uma estrutura de madeira construída por volta de 1600 por alguns comerciantes holandeses que o chamaram de Kyk-over-al ou & quotSee-over-all & quot porque proporcionava uma vista impressionante dos três rios. A partir de 1627, o forte foi controlado pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, uma organização baseada na Holanda que tinha o poder de estabelecer colônias e que monopolizou o comércio holandês no Novo Mundo. A Companhia nomeou Adrianetz Groenewegel como seu primeiro comandante a administrar Kyk-over-al. O forte de madeira foi substituído na década de 1630 por uma estrutura de tijolos que também servia como centro administrativo.

Agricultores e consumidores da Guiana devem saber que foi o comandante Groenewegel, junto com seu homólogo Cornelis Goliat do Forte Nova Zeelandia no rio Pomeroon, que introduziu laranjeiras, limoeiros e tílias ao país do sul da Europa. Eles também trouxeram plantas de cana-de-açúcar e sugadores de banana-da-terra que a organização irmã da Companhia, a Companhia Holandesa das Índias Orientais, havia inicialmente obtido das Índias Orientais.

Outro marco notável que continua a atrair turistas para a Guiana é o forte holandês Zeelandia na Ilha do Forte no rio Essequibo. Este forte de tijolo, que ainda mantém as suas características principais, foi construído em 1743. O homem responsável pela sua construção foi Laurens Storm van Gravesande. No final das contas, Gravesande desempenhou um papel importante no desenvolvimento inicial da Guiana. Ele chegou primeiro a Fort Kyk-over-al em 1738 para servir como Secretário do Comandante, Hermanus Gelskerke. Juntos, eles decidiram mudar a capital de Essequibo rio abaixo para a Ilha do Forte, a fim de ter acesso imediato a terras mais férteis. Gravesande foi nomeado Comandante (Governador) de Essequibo em 1743, após a morte de Gelskerke.

Pouco depois de Fort Island se tornar a capital, muitos fazendeiros holandeses se mudaram para as margens mais baixas do rio Essequibo. Continuaram a cultivar algodão, urucum (tintura vermelha que alcançou alto preço na Europa), frutas cítricas, café, grãos e cana-de-açúcar. Gravesande incentivou os fazendeiros de todas as nacionalidades a ocupar terras sob sua jurisdição com concessões isentas de impostos e outros benefícios generosos. Os ingleses correram das ilhas das Índias Ocidentais e, junto com os recém-chegados holandeses, receberam parcelas de terras férteis ao longo da margem leste do rio Essequibo, na costa oeste de Demerara e depois ao longo de ambas as margens do rio Demerara. Não demorou muito para que as propriedades cobrissem a paisagem de Demerara.

Em 1750, Gravesande e seu filho Jonathan viajaram para a Holanda e foram recebidos calorosamente pelos diretores da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais. Jonathan foi nomeado o primeiro Comandante (Governador) de Demerara, enquanto o Gravesande mais velho tornou-se Diretor Geral de Demerara e Essequibo. Jonathan escolheu a Ilha Borsselen no rio Demerara como sua capital, mas morreu cedo, em 1761. Laurens Storm van Gravesande renunciou ao cargo de Diretor-Geral em 1772. Ele morreu três anos depois. Os primeiros plantadores holandeses lançaram as bases para a indústria açucareira da Guiana. Eles começaram a cultivar cana-de-açúcar em pequena escala por volta de 1636 perto de Kyk-over-al. Com o passar do tempo, o açúcar tornou-se a cultura mais importante e lucrativa. A indústria do açúcar perdura até hoje como uma das principais fontes de divisas da Guiana.

Na década de 1740, quando os plantadores de açúcar holandeses mudaram suas propriedades de Kyk-over-al para outros locais em direção ao cinturão costeiro, eles tiveram que gastar grandes somas de dinheiro e organizar um exército de mão de obra na defesa do mar, drenagem e irrigação. O litoral da Guiana está quase dois metros abaixo do nível da maré alta e é vulnerável às enchentes do mar. Além disso, os fazendeiros tiveram que combater a drenagem da água das terras altas atrás de suas propriedades e foram ameaçados de inundação a cada estação chuvosa. Diante dessa dupla agonia, os fazendeiros holandeses criaram um sistema de controle de água que é usado até hoje.

Eles construíram uma barragem marítima na frente de suas propriedades e uma barragem nos fundos das propriedades. Para impedir a entrada de água nas terras não drenadas ao redor, eles construíram barragens laterais. Eles cavaram canais ao longo das barragens laterais para coletar o excesso de água das propriedades por meio de uma rede de trincheiras menores. Esses canais laterais fluíam em direção à barragem do mar, onde represas ou eclusas foram erguidas para controlar o escoamento. Hoje, os kokers permanecem como sentinelas em pontos estratégicos ao longo da planície costeira da Guiana, oferecendo proteção 24 horas por dia para pessoas, animais e propriedades. As barragens marítimas originais foram posteriormente reforçadas com paredes de concreto. Enquanto os holandeses eram mestres em cavar canais, eles também construíram as estradas principais da Guiana. Cada plantador era legalmente obrigado a construir uma estrada pública em frente à sua plantação. Os plantadores também eram responsáveis ​​pela manutenção das estradas. A não execução de reparos nas estradas pode resultar na perda de toda a propriedade do plantador.

Os proprietários holandeses criaram a infraestrutura da Guiana e a economia de mercado inicial por si próprios? Sem o trabalho dos escravos africanos, a cana-de-açúcar e outras safras em grande escala não poderiam ser plantadas e colhidas, os canais não poderiam ser cavados, os quebra-mares e as estradas não poderiam ser construídos. O primeiro lote de escravos africanos chegou ao Forte Nova Zeelandia no rio Pomeroon vindos de Angola em 1658. Quando os holandeses foram finalmente forçados a abandonar Essequibo, Demerara e Berbice em 1803, os africanos representavam a maioria da população. Havia 110.000 africanos na Guiana, de acordo com um censo feito em 1817, ou seja, dezessete anos antes da abolição da escravidão e da introdução de chineses, portugueses e indianos orientais. Embora o sistema de escravidão nunca deva ser tolerado, é útil lembrar que os holandeses deixaram um legado notável na forma de seres humanos maravilhosos que agora se autodenominam afro-guianenses.

Mais de 195 anos depois que os holandeses se renderam aos ingleses, ainda é possível ver grupos de guianenses aventureiros e empreendedores recuperando e vendendo quantidades intermináveis ​​de garrafas holandesas. Os plantadores holandeses costumavam beber vinho e cerveja livremente no café da manhã, almoço, jantar e tarde da noite. Como muitas plantações ficavam nas margens dos rios, garrafas vazias de cerveja e vinho eram simplesmente jogadas nos rios. Em outras propriedades, essas garrafas eram descartadas de qualquer maneira. As garrafas holandesas são muito procuradas pelos turistas na Guiana, e jovens corajosos continuam a mergulhar nos rios Essequibo, Demerara, Berbice, Canje e outros em busca dessas lembranças preciosas.

Os guianenses de hoje são mais educados e esclarecidos do que seus antepassados ​​do século XIX. Índios orientais, portugueses e chineses nunca trabalharam para proprietários de plantações holandeses. Apesar disso, entre os supersticiosos de todas as raças, acredita-se que um jumbie (fantasma) holandês ainda assombra muitas aldeias. E, de acordo com o folclore, os jumbies holandeses são muito mais assustadores do que outras variedades de fantasmas. Algumas pessoas evitarão passar perto de antigos cemitérios holandeses ao meio-dia ou à meia-noite, temendo que & quotDutchman vá segurá-los & quot.

Na vida e na morte, no passado e no presente, aqueles pioneiros holandeses que fizeram um país inteiro de mato e pântano deixaram uma impressão indelével em todos nós.


Forte Kyk-Over-Al e a Defesa Holandesa da Guiana - História

Fornecendo informações geográficas confiáveis ​​sobre a Guiana

Cuyuni-Mazaruni

A região de Cuyuni / Mazaruni faz fronteira a leste com a Venezuela e com o rio Essequibo a oeste. A região tem uma área de 18.400 milhas quadradas (47.650 quilômetros quadrados). É composto por uma vasta quantidade de Sertões Florestados e uma pequena quantidade de região montanhosa de areia e argila.

Nomes de lugares

  • Cordilheira de Pakaraima
  • Kamarang (aldeia ameríndia)
  • Bartica (cidade)
  • Monte Ayanganna
  • Monte Roraima

Atividades económicas

Localização: A interseção dos rios Essequibo, Cuyuni e Mazaruni.

História: O Forte Kyk-Over-Al era um forte holandês na colônia de Essequibo. Foi construído no ano de 1616 na interseção dos rios Essequibo, Cuyuni e Mazaruni. Ele já serviu como centro da administração holandesa do condado, mas agora só restam ruínas.


História esta semana

A descoberta acidental das Índias Ocidentais por Cristóvão Colombo colocou em cena um número notável de eventos permitindo que as potências européias estabelecessem seus primeiros impérios ultramarinos para colher a riqueza primeiro por meio da mineração de ouro e depois por meio do estabelecimento de economias de plantation. Com o aumento da riqueza, veio o aumento da rivalidade entre as várias potências e, em um esforço para proteger e consolidar as fontes de sua riqueza, o uso da força tornou-se um componente crítico de suas táticas imperiais. A Guiana não foi exceção a essa rivalidade, pois fortes foram construídos, guarnições foram posicionadas e vidas foram perdidas na busca para proteger a colônia. Hoje, essas lembranças tangíveis da era colonial testemunham a herança militar do país. Freqüentemente, passamos por esses monumentos sem parar para apreciar e compreender sua importância e significado para o patrimônio de nossa terra natal.

Durante o período de ocupação holandês, 1580-1803 vários fortes e pequenas estações foram construídos em pontos específicos nas colônias de Essequibo e Demerara e Berbice. Em seus escritos, Cornelius Goslinga descreveu muitos dos primeiros assentamentos como barracos de madeira, administrados por dois ou três holandeses para fazer comércio com os povos indígenas. A maioria desses assentamentos foi construída perto das aldeias dos Caribs e Arawaks e até hoje nenhum deles sobreviveu, pois foram construídos com materiais perecíveis. À medida que o comércio dos índios holandeses aumentava, era necessário construir uma estrutura mais permanente.

Logo após o estabelecimento da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em 1621, vários colonos da província de Zeeland estabeleceram um assentamento em uma pequena ilha, de aproximadamente 1,5 acres de tamanho, na confluência dos rios Essequibo, Mazaruni e Cuyuni onde um pequeno forte , talvez a menor fortificação holandesa já construída em seu império ultramarino, armada com alguns canhões, foi erguida. Essa fortificação passou a ser conhecida pelo nome descritivo, & # 8216Kijkoveral & # 8217 (veja no geral), com base em sua localização. De acordo com um relatório em 1672, Fort Kyk Over Al foi descrito como uma estrutura de tijolos de dois andares de aproximadamente 20m x 20m, completa com um paiol de pólvora dentro da parede.

Como os holandeses continuaram a estabelecer plantações no rio Essequibo, era evidente que havia necessidade de realocar o centro da administração holandesa da colônia de Essequibo para um local mais próximo à foz do rio. O forte tornou-se uma colmeia de atividade e logo se tornou muito pequeno para o número crescente de funcionários públicos e outros empregados da empresa.

Em 1716, devido ao estado populacional da ilha, os holandeses se mudaram para & # 8216Huis Nabij & # 8217 (casa próxima), que foi construída em Cartabo Point, na junção dos rios Mazaruni e Cuyuni. Em 1748, a maioria dos edifícios em Kyk Over Al foram demolidos e, de acordo com Hartsinck, alguns dos tijolos foram usados ​​para a construção de um engenho de açúcar na Plantation Duynenburg.

Durante a disputa territorial entre a Guiana Inglesa e a Venezuela em 1897, surgiram algumas dúvidas quanto aos construtores originais do forte. Na circunstância, escavações foram realizadas para coletar amostras dos tijolos das ruínas e dos cursos mais baixos, juntamente com a pedra angular da arcada sobre a porta.

O arqueólogo JM Baart observou, após revisar as fotos e as amostras dos tijolos tirados, que & # 8220a parede retratada em sua foto definitivamente não é de alvenaria espanhola. O tijolo espanhol usado no século 17 é mais plano. Em vista da cor do tijolo e suas medidas, ele se refere à alvenaria do período holandês de 1650-1750. & # 8221

Os comandantes do Fort Kyk Over Al insistiam desde o início do século 18 que o centro da administração holandesa deveria ser realocado para mais perto da foz do rio Essequibo, para proteção contra a invasão inimiga.

Nessas circunstâncias, um engenheiro, Leslorant, foi enviado da Holanda em 1726 para & # 8220construir trabalho de chifre com reduto de madeira e uma forte paliçada no ponto norte de Vlaggeneiland, mais tarde Ilha do Forte. & # 8221 Para mudar a sede do governo de Cartabo Point precisava de mais do que apenas um forte. Eram necessários alojamentos para o comandante e seu estado-maior, alojamento adequado para os soldados e outras infra-estruturas.

Em agosto de 1738, o recém-nomeado secretário do DWIC, Laurens Storm Van & # 8217s Gravesande, relatou que o forte de madeira construído estava em mau estado de conservação e nunca poderia ser usado efetivamente para proteger os interesses holandeses em Essequibo.

Gravesande propôs que um novo forte fosse construído de tijolos, que ele se ofereceu para fazer na colônia por um período de dois anos. Esta proposta foi aceita favoravelmente, e em 1740 a construção do forte começou a sério sob seus olhos vigilantes.

Os tijolos foram feitos no local e o trass e a argamassa, embora disponíveis em Essequibo, foram importados de Barbados. Os escravos africanos eram fornecidos pelos proprietários de plantações, e uma parte substancial do forte foi concluída em 1743. Os administradores do DWIC foram notificados por Gravesande em abril de 1744 de que o novo forte estava agora completamente concluído, exceto pelo trabalho da coroa. O novo forte foi batizado de Zeelandia em homenagem aos colonos de Zeeland.

Acredita-se que o forte foi projetado de acordo com os fortes em forma de losango que foram construídos ao longo da costa da África Ocidental durante o século XVIII. Segundo uma das descrições, o forte era uma construção quadrada, munida de 18 ou 19 canhões, com quatro baluartes, dentro dos quais havia três redutos de pedreiro cobertos, com tectos planos com canhoneiras, servindo de quartel de soldados e paiol de pólvora.

No final, o Forte Zeelandia nunca testemunhou qualquer grande guerra como foi imaginado pelos holandeses. Foi capturado pelo capitão Day das forças do almirante Rodney & # 8217s em 6 de março de 1781 sem oposição, e mais tarde em 1782 pelos franceses que permaneceram até 1784, quando os holandeses retomaram o controle. Em 1796, o forte foi quase abandonado e deixado em estado de ruína, quando o foco mudou para a expansão das plantações ao longo das margens férteis do rio Demerara.

Este forte foi erguido algum tempo depois que Berbice foi colonizada por um comerciante particular, Abraham Van Pere, em 1627. Muito pouco se sabe sobre o forte em si ou as atividades no assentamento, exceto o fato de que ele repeliu com sucesso um ataque inglês em 1665 No entanto, um relato de Adrian Van Berkel em 1670 indica que os colonos viviam em suas próprias plantações, em vez de no assentamento centralizado. Parece ter havido muito pouco ali além de um forte com a casa de um comandante e seus respectivos pomares de frutas cítricas.

De acordo com Hartsinck, o forte foi reconstruído sob a direção do comandante Lucas Coudrie em 1684. Seu perímetro externo compreendia paliçadas de madeira bala medindo 200 pés quadrados e era protegido por doze pequenos canhões ao lado do rio e dois no lado norte . Dentro havia um prédio de tijolos de 30 x 50 pés, acomodando a câmara do conselho e a igreja, enquanto o andar inferior servia como guarita e depósito. Ao sul desse edifício havia uma cozinha-refeitório, estábulos, tanoaria e duas ferrarias.

Este forte e seus assentamentos parecem ter tido uma existência precária, pois foi relatado que corsários franceses o saquearam e pediram resgate em 1689 e novamente em 1712.

Depois que um grupo de mercadores holandeses redimiu a colônia dos franceses, um novo forte parece ter sido construído, possivelmente em algum momento do início da década de 1720. Relatórios na década de 1730 notaram que o forte estava em ruínas e carente de reparos. Alguns reparos foram feitos, mas o forte foi completamente destruído pelos holandeses, que o incendiaram antes de fugirem rio abaixo durante o levante de escravos de 1763.

Após a supressão da rebelião, foi criada uma zona fortificada chamada de Nova Retenção em torno da Igreja Luterana, que ficava um pouco rio acima do forte original. Na década de 1770, surgiram novamente propostas para a construção de uma perma
Um forte forte e alguns tijolos foram colocados, mas com o declínio das fortunas e as invasões dos ingleses e, mais tarde, dos franceses nos anos de 1781-1784, nada foi realizado. Em 1785, foi tomada a decisão de abandonar a área de Fort Nassau, e os residentes do assentamento posteriormente foram transferidos para a atual cidade de New Amsterdam. Os modelos do Forte Nassau e do Forte Zeelandia estão atualmente expostos no Museu Nacional, permitindo que os visitantes tenham uma ideia da grandeza desses locais históricos.

A fabricação da pólvora, que resultou na produção de canhões como arma integral em tempos de guerra, remonta ao século XI, quando os chineses aperfeiçoaram a arte. Em poucos anos, tornou-se um símbolo de poder, um símbolo de destruição e criação. Como as armas, os canhões logo chegaram às Índias Ocidentais para aterrorizar o povo e levá-lo a um novo modo de vida. Para os europeus, os canhões eram as ferramentas de sobrevivência: para os povos das colônias, eram símbolos de opressão. Montados no átrio de muitos edifícios públicos e cívicos do país, estes canhões servem como mais um lembrete das várias fases da ocupação europeia. Até o momento, estima-se que existam cerca de trinta canhões espalhados por todo o país, com origens de Sebastopol à Inglaterra.

O pátio dos edifícios do Parlamento, que abriga a Assembleia Nacional da Guiana, é adornado com um par de canhões russos de 18 libras e 7 polegadas, cada um com uma carruagem & # 8216Systeme Venglov & # 8217, montados de forma impressionante sobre uma base de pedra e pedra. Projetados por um escocês e fundidos na Fábrica Alexandrovski durante 1825 & # 8211 1827, esses canhões foram importados de Sebastopol em 1855 e apresentados à colônia da Guiana Britânica em 10 de maio de 1859, durante uma cerimônia civil simples em reconhecimento de mais de $ 20.000,00 aos Fundo Patriótico para o Socorro de Viúvas e Órfãos de soldados mortos na Guerra da Crimeia. A entrada desta estrutura é flanqueada por um par de morteiros de trincheira alemães de 20 polegadas, que foram levados como troféus da Primeira Guerra Mundial 1914-1918.

Montado nos gramados da Grande Casa da Plantação de Skeldon, o Berbice é um canhão de dezoito libras ou vinte e quatro libras de origem francesa ou holandesa. Acredita-se que este canhão, que pode ter sido usado nas Guerras Napoleanas, foi lançado no final do século XVIII.

Montando guarda no Forte Zeelandia, um monumento nacional, que já foi a sede do governo da colônia de Essequibo, há três canhões, classificados como de nove libras, que provavelmente foram lançados no final do século 17 ou início do século 18. Um outro exemplo de canhões manufaturados do século 18 inclui aquele montado na State House.

Enfeitando a entrada do Police Officer & # 8217s Mess está um par de canhões MKII de 4,7 polegadas que foram fabricados na Grã-Bretanha por volta de 1890. De acordo com um relatório, esses canhões foram emitidos para a Guiana Inglesa em 1916 para serem usados ​​na defesa costeira durante a Primeira Guerra Mundial .

De guarda na entrada da sede da Força Policial da Guiana está um par de canhões Blomfield de 9 libras que foram lançados por Carron e emitidos para a Guiana Inglesa com carruagens em 1818. Também emitidos naquele mesmo ano são os três canhões montados em argila simples bases de tijolos no acampamento Ayangana.

Esses canhões também foram lançados por Carron. O museu militar possui uma interessante coleção de canhões, artilharia e balas de canhão montadas. Os visitantes devem aproveitar sempre que puderem para visitar este estabelecimento. Existem muitos outros canhões espalhados por todo o país, muitos deles esperando para serem descobertos. Um exemplo inclui o canhão parcialmente enterrado no parapeito em frente à Igreja de Cristo na Rua Waterloo, bem como aqueles que caíram no rio Essequibo quando as muralhas do Forte Zeelandia desabaram há muitos anos.

Em sua totalidade, Kingston, um dos bairros mais antigos da cidade de Georgetown, tem uma rica história militar que ainda está, em sua maior parte, intacta hoje. De acordo com um relatório, Cornelius Leary solicitou e obteve um pedaço de terra para cultivar algodão e café perto da foz do rio Demerara em 1759. Quando ele morreu, esta propriedade foi herdada por sua esposa Eve Leary. Em 1796, quando a colônia foi capturada pelos britânicos, os oficiais da guarnição estabeleceram uma vila na propriedade de Eve Leary. Construída pelos oficiais da guarnição, Kingston, com seus pequenos chalés entre jardins, lembrava uma pequena vila inglesa.

Alguns afirmam que Kingston foi nomeado em homenagem ao Tenente Robert Kingston, que construiu o Forte St. George, enquanto outros afirmam que foi nomeado em homenagem ao Rei George. O nome de ruas como Parade Street, Fort Street e Duke Street (foi nomeado em homenagem a um dos duques reais, filho de George 11) são uma lembrança da herança militar desta ala da cidade de Georgetown.

Exemplos dignos de nota incluem o Policial & # 8217s Mess, o Quartel, que foram descritos de forma tão vívida por Sir Robert Schomburgk, bem como o Farol e as ruínas submersas de Fort William Frederick na margem do Rio Demerara atrás dos Portos de Transporte & # 038 Departamento. Destaca-se o Cemitério Militar Britânico, localizado na Rabbit Walk, adjacente ao quartel-general da Polícia da Guiana.

Cemitérios são repositórios de preciosas informações históricas, culturais e genealógicas. Este cemitério abriga várias sepulturas daqueles bravos homens que serviram nas Guerras Mundiais 1 e 2 sob as forças navais, militares e aéreas da Comunidade Britânica, bem como as do Exército Mercante.

Este cemitério estava originalmente localizado perto do Aeroporto Internacional Cheddi Jagan Timehri, adjacente ao Camp Stephenson. Por muitos anos, este local foi negligenciado e logo ficou cheio de ervas daninhas. Em 1987, a Comissão de Túmulos de Guerra da Commonwealth e o Adido de Defesa em Georgetown iniciaram negociações com o governo para manter o local. Na circunstância, Rabbit Walk foi selecionado para a realocação dos túmulos daqueles distintos militares.

Em agosto de 1993, a exumação e a reintegração das vítimas foram iniciadas sob a supervisão de um representante da Comissão. Na sexta-feira, 9 de agosto de 2002, em uma cerimônia com a presença do Honorável Ministro das Relações Exteriores, Dr. Rudy Insanally, a Segurança de Posse de Rabbit Walk foi entregue à Comissão de Guerra da Commonwealth. Exemplos de alguns dos militares que lá descansaram incluem Biphat, Soldado R 16888, Regimento das Índias Ocidentais Britânicas, 30 de julho de 1919 Scipio, Lance Corporal, HA, 11646, 8º Bn, Regimento das Índias Ocidentais Britânicas, 20 de dezembro de 1920 e Doyle, Capaz Seaman, Thomas, SS Arabian Prince (London) Merchant Navy, 25 de julho de 1944, entre outros.


História de Georgetown

Em 1753, quando Demerara se tornou uma colônia, separada de Essequibo, sua sede administrativa foi instalada na Ilha Borsselen, no meio de três pequenas ilhas a cerca de 20 milhas rio acima, perto de Timehri. Um brandwaght ou estação de sinal já havia sido erguido na foz do rio Demerara em 1748 e as plantações foram estabelecidas. Os holandeses também reservaram terras que se estendiam na direção leste do brandwaght para fins públicos. Em 1759, devido ao grande número de plantações, foi acordado que a Ilha Borsselen era inadequada como capital, pois a área estava superlotada. O novo local para a capital não foi acordado e quaisquer planos que os holandeses tinham em mente foram interrompidos quando os britânicos ganharam o controle de Demerara.

Em 1781, os holandeses renderam Demerara aos ingleses e o tenente-coronel Robert Kingston, o vice-governador britânico, ergueu o Forte St. George perto da foz do rio no Caminho da Companhia, onde hoje fica o Museu Nacional. Kingston decidiu que a faixa de Brandwaght deveria ser a sede do governo e, no mesmo ano, um escritório foi estabelecido lá. Em 31 de janeiro de 1782, um esquadrão de homens de guerra franceses, aliados dos holandeses, apareceu no rio, demoliu o Forte de São Jorge e em poucos dias impôs termos de rendição aos ocupantes ingleses.

O comandante francês emitiu uma proclamação em 22 de fevereiro de 1782 afirmando que era 'considerado necessário estabelecer uma capital, que se tornaria um centro de negócios: onde a religião teria um templo, a justiça um lugar, a guerra seus arsenais, o comércio sua contagem casas e indústrias suas fábricas: onde também os habitantes podem desfrutar das vantagens do intercâmbio social. '

Africanos escravizados requisitados dos plantadores cavaram dois canais que corriam para o leste a partir do local do brandwaght: um chamado Canal do Norte correspondendo à atual Croal Street, e o outro, Canal do Sul, correspondendo à Hadfield Street. Estes formaram duas linhas de lotes olhando para uma barragem do meio, quase três quartos de milha. Em 21 de março de 1782, o governador francês comunicou que receberia visitas duas vezes por semana: no domingo e na quinta-feira: das 9h ao meio-dia.

As colônias de Demerara e Essequibo foram restauradas aos holandeses em 1784 e a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, por uma resolução datada de 14 de setembro de 1784, chamou a cidade de Stabroek em homenagem ao presidente da empresa: Nicholas Van Gleevink Senhor de Castricum, Buckum e Stabroek. O forte, que os franceses haviam construído na Plantation Eve Leary, foi renomeado como Frederick William após o Stadtholder. Em 5 de maio de 1812, quando Demerara, Essequibo e Berbice passaram finalmente para os ingleses, Stabroek foi rebatizado de Georgetown em homenagem ao rei George IV.


Forte Zeelandia - Guiana e joia histórica oculta # 8217s

A Guiana está se tornando mundialmente conhecida por seus tesouros naturais. Mas o destino emergente da América do Sul também possui alguns pontos históricos muito interessantes. Como o Forte Zeelandia no rio Essequibo.

The 17th-century citadel is located on Fort Island, where the modern history of Guyana began around 400 years ago (1616) when the Dutch established the Essequibo Colony, a small foothold at the top end of South America.

It was apparently a lively little colony, populated by soldiers, administrators and civilian settlers who grew cotton, cacao, indigo and other tropical crops in the rich alluvial soil. They also traded with the local indigenous people and another Dutch colony called Demerara that eventually evolved into Georgetown.

Seeking better defense against pirates, Amerindian raids and rival European empires, the Dutch West India Company funded the construction of Fort Zeelandia in the 1740s using slave labor. The bastion protected the remote colony for nearly 200 years — until it finally fell to Britain during the Napoleonic Wars.

The Armory (left) and Main Redoubt at Fort Zeelandia. Photo by Joe Yogerst.

Featuring a lozenge-shaped two story redoubt surrounded by earthen ramparts, the fort ruins overlook the Essequibo River on the north side of Fort Island town. A couple of antique Dutch canyons and an armory with an arched-barrel roof round out the military complex.

Villagers sell snacks along the island’s waterfront path. Photo by Joe Yogerst.

From Fort Zeelandia, a walkway runs the length of the village to the floating dock that brings visitors from the mainland in water taxis and private sightseeing boats. On weekends, many of the 70 or so people who still reside on Fort Island are out in force, selling tamarind balls, coconut water and other treats along the path.

The island’s other historic gem lies at the south end of the village — the Court of Policy building, which did triple duty as a courthouse, administrative building and Dutch Reform Church during colonial times. It’s also believed that slaves were sold there.

Old Dutch map of Fort Island in the Court of Policy Museum. Photo by Joe Yogerst.

Nowadays, the resurrected structure (restored in 2000 by the Guyana National Trust) houses a museum detailing the history of Fort Island and 300 years of Dutch colonization along the north shore of South America. Among the collection highlights are marvelous old maps of Guyana and old Dutch tombstones.

Restored Court of Policy. Photo by Joe Yogerst.

Georgetown-based tour operators like Evergreen Adventures run excursions to Fort Island. Day trips start with a drive across the Demerara Harbour Bridge — the world’s third longest floating bridge — and then along the north coast to Parika.

The big wooden stelling (dock) in Partika is the departure point for the large vehicle ferries and smaller tour boats that ply the Essequibo. Which, by the way, is the biggest river along the South American coast between the Amazon and the Orinoco.

Many of the day trips include lunch and a chance to swim at riverside resorts like Baganara Island, a stroll through colorful Bartica Market, and a slow-float past Mazaruni Prison.


Fort Kyk-Over-Al and the Dutch Defense of Guyana - History

During its early occupation by the Dutch, the island was known as Flag Island because of a large flag that was flown there as a guide for ships.
The mighty flag is no longer in existence today. According to the Guyana National Trust, during the 17th century Essequibo blossomed from a trading post to a colony and planters began to migrate to the mouth of the Essequibo River.
As such, a centre of government and defence was built to oversee effective governance and to protect the Dutch interest in the Essequibo.
Fort Zeelandia, built in 1744 and the Court of Policy built eight years after, now a Dutch Heritage Museum and the only of its kind in Guyana, still stand today.
And today, the sparsely populated island about three square miles in length and a mile in width, is far from the busy trading post it was in its early colonial days.
The island is better remembered for these two important historical sites. In the early days, the Court of Policy building served as a church, Court House and venture office.
The brick building is in good shape, due to extensive renovations 17 years ago, and is reputedly the oldest non-military structure in Guyana.
At its peak, the island was the seat of government for the colonies of Essequibo and Demerara, but as time went by, it was overgrown and a new capital was desired.
No longer the centre of government, the Court of Policy fell into disrepair and after years of neglect, the building in 2000 was restored by the Guyana National Trust.
Extensive works were done to the roof, windows, doors and other infrastructural works to enhance visitors’ experience.
The museum is frequented by locals on weekends and foreigners mostly during the August vacation period.

BOTTLES
Inside the museum, old Dutch and English bottles and jars of varying sizes and shapes can be found, as well as early maps of Guyana.
Bottles were reportedly a part of everyday life in the colony of Essequibo. In 1782, Dutch ship, ‘Pieter Elias,’ on its way to the shores of Berbice was seized by British soldiers.
Records indicate that among the loot plundered included 8,141 bottles of red and white wines 773 bottles of gin and brandy 76 caskets of beer 432 jugs of oil and vinegar 21 jugs of fruits and 21 chests of prepared medicines.

When the bottles were discarded, they became oddments of the early Dutch and British era in Guyana, and according to one pamphlet, the old bottles in Guyana are mainly from Britain, Belgium, France, Germany and the Netherlands.
Also in the museum is a broken African jar believed to be over 300 years old and the tomes of Commander and Court member Johames Backer Laurens Backer, merely a year old and Michael Roth, a doctor for the British West India Company, who died in the Essequibo River.
They were all members of the early Dutch colony.
At the gate of Fort Island, a glance north and Fort Zeelandia appears.
According to a document at the Court of Policy, the existence of the fort can be traced as early as 1679, when Dutch commander Albert Beekman articulated the need for one on the island.
Construction work started on a timber fort and was slated to be completed in September 1681, but it was never finished to serve its purpose.
In 1710, Commander Peter Van der Heyden Rusen started a petition for a brick fort to replace the unfinished one made of timber, but the petition caused some amount of conflict between the commander and the planters on the island.
As a result, the plan for the new fort was stalled. However, in August 1738, Laurens Storms van Gravesande, the Secretary to Commander Hermanus Gleskerk, inspected the wooden fort and reported that the timber structure was falling to pieces.

DUTCH INTEREST
He recommended to the Directors of the Netherlands that a new fort of brick be built to defend the interest of the Dutch West India Company against European rivals, who prowl the eastern coast of South America.

The fort was also intended to serve as a stronghold against internal forces such as rebellious slaves.
Gravesande’s recommendation was accepted and he later went on to enjoy a distinguished life in public service.
Born in the City of Hertogenbosch, Netherlands, and becoming a trained military officer at 17, Gravesande was appointed commander of Essequibo in 1742, serving longer than any other who held that post in the colonies.
After serving for more than 30 years as director-general for the counties of Essequibo and Demerara, he retired. In preserved writings, he is described as a “born leader.”
The construction of Fort Zeelandia, named after the County of Zeelandia in the Netherlands from which many of the inhabitants of the island originate, can be considered one of his first achievements as commander.
The fort similar to those built in West Africa, consisted of a redoubt of 50 square feet, with walls thick enough to endure the heaviest ordnance.

It was a two-storey building. The lower flat served as a warehouse for provisions and a safe powder house, while the upper floor housed the soldiers with a room for the non-commissioned officers.
Twenty gun ports, each holding a two or three-pounder gun were on each storey.
In 1775, Flag Island (Vlaggen Eyland in Dutch) was renamed Fort Island and on March 6, 1781, the island was captured by Capitan Day of Admiral Rodney’s British Navy Force.
But the British takeover was short-lived, as the French captured the island the following year. The Dutch regained control of the fort two years after and by 1796, the fort went into a long period of decline, as attention shifted to the colony of Demerara.


Fort Kyk-Over-Al and the Dutch Defense of Guyana - History

The area of the three Guianas (British, Dutch and French), bounded by the rivers of the Orinoco, Amazon and Rio Negro, and the Atlantic Ocean, is believed to have been settled before 900 AD by Warrau Indians, and later by the Arawak and Carib tribes. However, there is no evidence from these times of an advanced civilisation such as those found elsewhere in the Americas.

THE FIRST EUROPEANS
In 1489, Christopher Columbus sailed off the coast and in 1595 Sir Walter Raleigh's voyage to the New World led to subsequent accounts of El Dorado, the city of gold, which was believed to be in, or around, what is now Guyana. The Dutch, who began trading with Amerindians along the coast of Guyana, established two trading posts on the mainland, one in the Pomeroon and the other on the Abary Creek, around 1580.

EUROPEAN COLONISATION - 17th TO 19th CENTURY
The Dutch trading post in the Pomeroon was relocated around 1616 to another area in Essequibo, at the junction of the Essequibo, Mazaruni and Cuyuni Rivers, where they built Fort Kyk-Over-Al (Kijk-Over-Al), the first major Dutch settlement in what is now Guyana. In 1621, the Dutch West India Company was formed and took over control of Essequibo. In 1627, a second Dutch settlement was established in Berbice, east of Essequibo.
The cultivation of sugar cane began in 1658 along the Pomeroon River in Essequibo. Sugar has been and continues to be one of the major exports of Guyana. There followed a series of conflicts between the Dutch and English.
A third settlement, Demerara, situated between Essequibo and Berbice was established by the Dutch in 1741 and the three settlements were granted the status of Colony by 1773. The Dutch imported African slaves to work on their plantations during the early years of the colonies. The Berbice revolt, 1763-64, began at Plantation Magalenenburg in the Colony of Berbice. The rebellion which was in protest of the harsh treatment of the slaves. For a brief period in 1781, the English gained control of the colonies Essequibo, Berbice and Demerara, but in 1782 the French and Dutch collaborated to seize control of the colonies. In 1784, the Dutch were in control of the colonies.

BRITISH RULE ESTABLISHED
The British gained control of the colonies in 1796 and they continued as part of the British Empire until 1966, except for a short period during 1802 and 1803 when the Dutch were given control of the colonies under the Treaty of Amiens.

The capital, Stabroek, was renamed George Town in honour of the British Monarch, George IV. The British became the sole possessors of the United Colony and the Colony of Berbice in 1815 under the terms of the Treaty of Vienna. In 1831 the colonies were merged to form British Guiana.

SLAVERY AND AFTER
Discontent amongst the slaves festered as the 19th century progressed there were disturbances, particularly in 1823 and troops were required to put down a rebellion.
Slavery was abolished in British Guiana under the Emancipation Act in 1833 and replaced by a period of Apprenticeship during which persons registered as slaves, six years old and upwards, were required to serve their former masters. In return, the plantation owners were supposed to pay wages for their work. The plantation owners continued their ill treatment of the apprentices even though they were free people in the eyes of the law. The apprentices protested during August 1834 at their poor treatment, but the situation was brought under control. In 1838, full freedom was granted. Following the abolition of slavery, the British brought indentured labourers from Germany, Portugal, India and China to work on the plantations. The former slaves purchased land and founded villages on the coastal strip.
| More on Slavery |

MODERN GUYANA is slightly larger in size, at 214,969 km², than the island of Great Britain - 209,331 km²
- but its population is just some 777,859 (2017).
Population data from the World Bank, other data from Wikipedia, 15th February 2019.

Wakefield Metropolitan District in West Yorkshire, which includes Charles Waterton's home village of Walton,
covers some 338 square kilometres and is home to a population of 325,837 (2011 census, as shown on the official Wakefield M.D.C. website, accessed 16th February 2019.).

Guyana has ten administrative regions:

1. Barima-Waini gets its name from its two main rivers. The region is predominantly forested highland, bordered on the north by a narrow strip of low coastal plain. It has a sparse population, mainly in Amerindian villages. Logging is the region's main economic activity, with the timber being conveyed to Demerara to be processed into plywood. The tropical rainforest contains many valuable species of hardwood. Mining for gold and diamond is also carried out in the forest. The coast is renowned for its beaches, particularly Shell Beach (see map above), the only beach in the world to host four species of sea turtles during their nesting period. The Scarlet Ibis is also a common sight on these beaches.

2. Pomeroon-Supenaam is largely composed of forested highland and low coastal plain, but also includes a small area of the hilly sand and clay region. The people of this region live in Amerindian villages and more established villages concentrated along the coast. The town of Anna Regina, on the west bank of the Essequibo River, grew out of a government land development scheme and is made up of former plantations such as Henrietta, Lima, La Belle Alliance. Walton Hall, once the plantation owned by Squire Waterton's father, Thomas, is situated on the Essequibo coast. Rice fields dominate the region and the region is sometimes referred to as 'the rice land'.

3. Essequibo Islands-West Demerara is composed of the islands in the Essequibo River such as Leguan and Wakenaam, and the Western portion of mainland Demerara. It is made up of low coastland, hilly sand and clay, and a small number of forested highland areas. There are many villages along the coast. It contains villages such as Parika, Meten-Meer-Zorg and Uitvlugt. The Administrative centre is Vreed-en-Hoop. Rice farming is predominant, with small amounts of sugar and coconut cultivation. Read more about this region at Wikipedia, Essequibo Islands-West Demerara. [accessed 8th Jan 2017]

4. Demerara-Mahaica extends East of the Demerara River to the Western bank of the Mahaica River, and is predominantly low coastal plain, with a small area of hilly sand and clay region further inland. The population is concentrated along the coastland, particularly in Georgetown. There are many sugar estates, such as Diamond, Enmore and La Bonne Intention, owned and controlled by the Guyana Sugar Corporation. There are also some coconut estates.

5. Mahaica-Berbice extends east of the Mahaica River to the west bank of the Berbice River. A large part of the region is low coastal plain. Rice farming is the main economic activity, followed by sugar and coconut farming, and beef and dairy cattle ranching. Large dams were built across the headwaters of the Mahaica, Mahaicony and Abary Creeks to prevent the flooding of the farmlands in front of them during the wet seasons. During the dry seasons, the dams are opened to allow the land to be irrigated.

6. East Berbice-Corentyne is the only region to include parts of all four natural geographical regions: coastal plain, intermediate savannah, hilly and sandy clay area and forested highland. It is also the only Region with three towns: New Amsterdam, Rose Hall and Corriverton. It is an important rice-producing, cattle-rearing and sugarcane producing area.

7. Cuyuni-Mazaruni contains two of the four natural regions: forested highlands and a small portion of the hilly sand and clay region. It contains Pakaraima mountain range with Mount Roraima (2,810 metres high, standing at the point where Guyana, Brazil and Venezuela meet) and Mount Ayanganna. Most of the population are involved in mining for gold and diamonds.

8. Potaro-Siparuni is named after the Potaro and Siparuni Rivers, which are tributaries of the Essequibo River. Predominantly forested highland with a small portion of hilly sand and clay, this region is home to the famous Kaieteur and Orinduik Falls. The Kaieteur is one of the highest single-drop waterfalls in the world, and it is one of the beautiful sights in the Guyana. The waterfalls of this region are great tourist attractions. Sparsely populated, this region has gold and diamond mining and forestry. Many of the mining companies are destroying the rivers they work in, particularly the Essequibo and Konawaruk Rivers.

9. Upper Takutu-Upper Essequibo contains the Kanuku and Kamoa highlands and the vast Rupununi savannahs. The forested Kanuku Mountains divide this Region in two. The north savannahs are about 2,000 square miles in area, and the south savannahs are 2,500 square miles. The population lives in scattered Amerindian villages and land settlement schemes. The Rupununi is considered to be 'cattle country'. Most of the cattle are farmed to produce beef, although a few are kept for milk. There are large ranches here with much of the beef produced here being sold in neighbouring Brazil, because transportation is easier than to other parts of Guyana. The people of this region also mine semiprecious stones among the foothills of the Kamoa Mountains and among the Marundi Mountains. This is the land of the Giant River Otter, the Arapaima (the largest freshwater fish in the world - Arapaima gigas) and the Black Cayman.


Fort Kyk-Over-Al and the Dutch Defense of Guyana - History

Providing You with Reliable Geographic Information About Guyana

Mahaica-Berbice

The Mahaica/Berbice Region extends from the East bank of the Mahaica River to the West bank of the Berbice River. The region has an area of 1472.47 square miles (3813.67 square kilometers). It comprises of the Low Coastal Plain, the Hilly Sand and Clay Region and the Hinterland Forested Regions.

Place Names

Economic Activities

  • Rice and sugar Production
  • Coconuts
  • Dairy Cattle Raring
  • Vegetables, ground provisions and fruits
  • Fort NassauHistoric illustration of Fort Nassau, Capital of the Colony of Berbice, 1770. All that remains of a structure in the Centuries-old Fort (L. Hernandez)

Localização: Right Bank Berbice River

História: Once the Capital of the Dutch Colony of Berbice, Fort Nassau is now a 17th Century ruin of a seat of Government, which is now also known as the base from which the famous 1763 Rebellion had its origins.

Built by Abraham Van Pere, a Dutch Merchant, in 1697

There are also grave plots and a church. Some suggest that there is also the “Talking Tree” of Fort Nassau, which is purported to have been used to send messages during the 1763 Rebellion.

The French burned the original Fort in the year 1712, but the Dutch rebuilt it. Isto
was destroyed by order of Governor Van Hoogenheim in the year 1763 to prevent its capture by the Rebelling Slaves. The Fort was eventually abandoned by the year 1785, and the new settlement, named Fort St. Andries, was created downstream. This new settlement eventually became the town of New Amsterdam, as it is known today.


Guyanese Online

This site contains an index to an on-going database of 18th and 19th century residents of the colonies of Berbice, Demerara, and Essequebo (with some connected relatives).

Others who have an interest in their ancestry, may claim earlier European roots in these colonies. In some cases these claims could date back to around 1580 with the earliest Portugese and Dutch settlers at Fort Kyk-over-al.

There are also those with ancestors associated with the Dutch West India Company or connected to the 1739 invitation to all nations that led many settlers, from Barbados, Antigua and other West Indian islands, to establish themselves in these colonies, then under Dutch control.

This wave of colonisation led to improved communication and therefore more data became available following the capture of the three colonies, Berbice Essequibo, and Demerara by the British in 1781.

Taken by the French in 1782 the colonies were restored to Holland the following year. In 1796, the British again claimed the three colonies, only to cede them to Holland in the Peace of Amiens in 1802. The following year, Britain captured the colonies again and gained formal control over them in 1815. In 1831, the three colonies were consolidated as British Guiana, now Guyana. [Consulte Mais informação]

— Guyanese Online Post #2190

Compartilhar isso:

Relacionado

Comentários

An excellent piece of historical data. A great source for those interested in their English Ancestry. I noticed that the compiler mentioned my granddad’s name John Edwin Hewick, Chief Justice of Guyana and my uncle’ name. Kudos to the compiler.

You seem to be thrilled about this, but did you stop to think what those people, including your grand pappy, did to the non white population?

So odd that there are no names under V. The Veecock name was well known in British Guyana. I wonder how that name was completely omitted!

The list now has many Veecock listed.

So this is a list of slave owners and those who were prominently involved in enslaving and indenturing human beings?

In all fairness, it is just a list of colonists. Nothing more, nothing less. Those who are related to them, however tenuously, can find it interesting. Apart from the Indigenous Peoples, all came to serve the interests of Capital.

Those who were responsible for securing Demerara, Berbice and Essequibo as one Country through Warfare with the French, Dutch, British and others were also responsible for its development and so they enslaved and indentured the human race to do so. Today we are supposedly Free at Last and what are we doing about developing the 83,000 square miles of terrority that our Masters fought for and entrusted it to us. We do not have a blueprint for development of Land either for Agriculture or for Industry. WE are impoverished for ideas and action plans and all our present day MP’s do in the Nation’s Parliament is to wrangle over power and its personal benefits! Who will demand Land Distribution among the current population and then Land Development for Agriculture. Fresh Black water of the Amazon is the fresh water that is needed to cultivate the said land mass and to transform the country into the Food basin of the Region! The Food Scarcity that is being talked about has the very potential to destroy the world through Food Riots everywhere! This land mass must not be allowed to sit idle for too long!

Since the colonists we are researching are four or five generations removed, it serves no purpose to judge them for being part of a worldwide society that still embraced slavery, wrong as we might find that. Keeping records away from descendents of colonists also keeps ancestral records away from those who may have also been descendents of the enslaved. I cannot trace my great grandmother because she was of mixed race and no records are available of her birth and no records of her birth mother are available.

If you wish to know the making of a Slave read what Joseph did for Pharaoh in Egypt, and understand, now ‘ mostly in the developed world we are all slaves. And ask where are the descendants of the 143 million that were taken into Slavery in the Arab World.

Did portuguese really settle in Fort-Kyk-Over-Al?

Many many years ago I was on THD ship that stopped at Kyk Over Al, met a young lady (beautiful) during our conversation, she mentioned her name was …
Mittelholzer remember asking if she as named after EDGAR MITTE…. she mentioned were related and her family “always” lived at Kyk Over Al, maybe they did settle there.

Muito interessante. I would like to find some information on my great grandfather, Charles Brandt. However, he died in the 1960’s in Georgetown Guyana. His children were Walter and Lucille Brandt.

Brandt sounds like a name from London or Holland.

Where ever he may be, he is in a grave which has more gold and marble than the shacks of us, the colonized, living in shacks of Sophia, Ruimveldt and Lodge.

My great grand parents came from India in 1886 as casual 56 & 57. What is the significance of the casual #? Trying to trace the ship they came on and if they came with any siblings

My grandmother was born in British Guyana in 1881 and I am trying to find a record of her birth. She was Mary Catherine Fogarty. Her father was William Fogarty who founded Fogartys Store.

I’m certain that you have the money to buy an upgraded ancestry family tree research kit at those DNA sites.

Good site but not for non whites. This indicates the extent of discrimination shown towards the non whites.

I wouldn’t be surprised if the colonialists’ offspring start stealing land from Guyanese.

I would like to find out something about my ancestry but am stumped since my maternal grandmother of mixed race was born in Barbados and my paternal grandmother of African descent was born somewhere in British Guiana.
Will we, non-whites, ever be able to trace our ancestry or are we doomed to guessing at our original?

You can try to get the records from Barbados which has a great data base of people there.

advice alert for detow….contact Dmitri Allicock he knew more of my ancestry than…


Assista o vídeo: Caribbean Cup 2016: Suriname vs Guyana FULL MATCH (Julho 2022).


Comentários:

  1. Kigasho

    Este tópico é incrível :), muito interessante para mim))))

  2. Zolokora

    Desculpe por estar interrompendo você, mas proponho seguir um caminho diferente.

  3. Vasile

    Da próxima vez, peço que preste atenção ao tópico do blog e não fique espalhado por ninhões com esse post. Caso contrário, não vou ler você.

  4. Chinua

    A excelente resposta é corajosa :)



Escreve uma mensagem